ES: 52 entidades compõem o mais novo Comitê do FAMA
Com a instalação do Comitê local do FAMA no Espírito Santo, já são 13 os comitês espalhados por todo o país. Dia 30 será a vez do Rio Grande do Sul lançar seu comitê
Com a instalação do Comitê local do FAMA no Espírito Santo, já são 13 os comitês espalhados por todo o país. Dia 30 será a vez do Rio Grande do Sul lançar seu comitê
Diante de várias entidades da sociedade civil, o Comitê Capixaba do FAMA - Fórum Alternativo Mundial da Água - foi instalado na sexta-feira (20/10), no Plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo. A composição desse comitê local já conta com a participação de 52 entidades.
O lançamento aconteceu durante o Seminário ‘Universalização do Saneamento Básico com Qualidade e Controle Social’, que discutiu questões importantes relacionadas à água.
O evento começou com a palestra “Desafios e Perspectivas Frente às Ameaças de Privatização”, com o assessor da FNU e membro da coordenação nacional do FAMA, Edson Aparecido da Silva. Ele frisou que, apesar da globalização ter aumentado o acesso a diversas tecnologias, muita gente ainda não conseguiu garantir seus direitos básicos. “A sociedade tem acesso a tanta tecnologia, como o Iphone, mas as populações mais carentes ainda não têm saneamento e água de qualidade”.
Na sequência, Marcia Lima, representante do MAB - Movimento dos Atingidos por Barragens - fez a sua palestra “Dois anos do crime da SAMARCO - Luta contra a impunidade, em defesa dos atingidos e do Rio Doce”. "O que aconteceu em Mariana e no Rio Doce não foi acidente. Tiraram a cultura, a dinâmica de trabalho de pescadores e agricultores e não vimos nenhuma ação efetiva para recuperar as perdas. Foi um crime e os culpados ainda estão sem punição", afirmou.
Em seguida, várias entidades tiveram espaço para reforçarem a luta pela democratização do debate sobre os recursos hídricos.
Por fim, o presidente do Sindaema, Fábio Giori, fez a apresentação oficial do Comitê Capixaba do Fama 2018. "O Fama tem um grande desafio e uma grande oportunidade, que é organizar um evento que vai ampliar o debate em torno da água enquanto elemento fundamental aos seres vivos".
Clique aqui para assistir ao seminário e ao lançamento do Comitê Espírito Santo, que foi transmitido ao vivo pelo Facebook.
Comitês locais do FAMA
Com a instalação do Comitê local do FAMA no Espírito Santo, já são 13 os comitês espalhados por todo o país. Confira: Brasília, Pará, Paraíba, Bahia, Sergipe, Piauí, Amapá, Baixada Fluminense, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e IFB (Instituto Federal de Brasília), Espírito Santo.
Próximo lançamento:
30/10 – Rio Grande do Sul
fonte: Sindaema
PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA 2018
O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Será um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.
. Leia o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos
. Participe com suas ideias para a construção do FAMA
. Acompanhe Agenda de eventos e atividades
. Conheça aqui as entidades que integram a Coordenação Nacional do FAMA