FAMA 2018

FAMA condena decisão da prefeitura de Limeira (SP) de cortar abastecimento de água em assentamento

FAMA condena decisão da prefeitura de Limeira (SP) de cortar abastecimento de água em assentamento

No último dia 30 de novembro, a prefeitura de Limeira, interior de São Paulo, cortou o abastecimento de água no assentamento expandido Elizabeth Teixeira, sem comunicação prévia. O corte também afetou 64 famílias posseiras que moram nas imediações.

As 115 famílias do acampamento Elizabeth Teixeira vivem, desde 2007, em terras federais públicas e remanescentes da antiga Fepasa - o Horto Florestal Tatu. Desde então, reivindicam e lutam pela regularização do assentamento de reforma agrária, para produção de alimentos e vida digna.

 As famílias estão passando por inúmeras dificuldades cotidianas relativas ao consumo direto da água, o preparo de alimentos, a limpeza e a higiene.

O Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA - e a Plataforma Operária e Camponesa pela Energia - POCE, por meio de ofício, encaminhado ao prefeito de Limeira, Mário Botion, condenam de forma veemente a decisão da prefeitura de cortar o abastecimento de água das famílias.

Leia a seguir o ofício.
 

São Paulo, 02 de dezembro de 2017

Ao Senhor Mário Botion
Prefeito da Cidade de Limeira
 

O Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA 2018) e a Plataforma Operária e Camponesa pela Energia (POCE) que congregam dezenas de organizações do movimento popular e sindical da cidade e do campo, além de organizações internacionais, vem por meio deste condenar de forma veemente a decisão dessa prefeitura de cortar, no último dia 30, o abastecimento de água das famílias que vivem no assentamento expandido Elizabeth Teixeira e que afetou também 64 famílias posseiras que moram nas imediações sem comunicação prévia.

Essa decisão viola de forma acintosa os direitos humanos relacionado à garantia do acesso a água e confronta a Resolução A/RES/64/292 da Organização das Nações Unidas (ONU) de 28 de julho de 2010 que declarou o acesso “...a água limpa e segura e o saneamento um direito humano essencial para gozar plenamente a vida e todos os outros direitos humanos”.

A atitude do prefeito coloca em risco a saúde a vida das pessoas, sobretudo as mais vulneráveis como crianças e idosos.

Nesse Sentido exigimos a imediata retomada do abastecimento de água.


Assinam:

Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA 2018

Plataforma Operária e Camponesa pela Energia (POCE)


PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA 2018

O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Será um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O  FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.

. Leia o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos