FAMA condena decisão da prefeitura de Limeira (SP) de cortar abastecimento de água em assentamento
No último dia 30 de novembro, a prefeitura de Limeira, interior de São Paulo, cortou o abastecimento de água no assentamento expandido Elizabeth Teixeira, sem comunicação prévia. O corte também afetou 64 famílias posseiras que moram nas imediações.
As 115 famílias do acampamento Elizabeth Teixeira vivem, desde 2007, em terras federais públicas e remanescentes da antiga Fepasa - o Horto Florestal Tatu. Desde então, reivindicam e lutam pela regularização do assentamento de reforma agrária, para produção de alimentos e vida digna.
As famílias estão passando por inúmeras dificuldades cotidianas relativas ao consumo direto da água, o preparo de alimentos, a limpeza e a higiene.
O Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA - e a Plataforma Operária e Camponesa pela Energia - POCE, por meio de ofício, encaminhado ao prefeito de Limeira, Mário Botion, condenam de forma veemente a decisão da prefeitura de cortar o abastecimento de água das famílias.
Leia a seguir o ofício.
São Paulo, 02 de dezembro de 2017
Ao Senhor Mário BotionPrefeito da Cidade de Limeira
O Fórum Alternativo Mundial da Água (FAMA 2018) e a Plataforma Operária e Camponesa pela Energia (POCE) que congregam dezenas de organizações do movimento popular e sindical da cidade e do campo, além de organizações internacionais, vem por meio deste condenar de forma veemente a decisão dessa prefeitura de cortar, no último dia 30, o abastecimento de água das famílias que vivem no assentamento expandido Elizabeth Teixeira e que afetou também 64 famílias posseiras que moram nas imediações sem comunicação prévia.
Essa decisão viola de forma acintosa os direitos humanos relacionado à garantia do acesso a água e confronta a Resolução A/RES/64/292 da Organização das Nações Unidas (ONU) de 28 de julho de 2010 que declarou o acesso “...a água limpa e segura e o saneamento um direito humano essencial para gozar plenamente a vida e todos os outros direitos humanos”.
A atitude do prefeito coloca em risco a saúde a vida das pessoas, sobretudo as mais vulneráveis como crianças e idosos.
Nesse Sentido exigimos a imediata retomada do abastecimento de água.
Assinam:
Fórum Alternativo Mundial da Água – FAMA 2018
Plataforma Operária e Camponesa pela Energia (POCE)
PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA 2018
O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Será um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.
. Leia o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos