FAMA 2018

Assembleia Popular Paulista da Água faz mapeamento de conflitos no Estado

Assembleia Popular Paulista da Água faz mapeamento de conflitos no Estado

Ao final do encontro, foi lançado o comitê local do FAMA em São Paulo, que irá contribuir na articulação das ações do FAMA no âmbito estadual

Ao final do encontro, foi lançado o comitê local do FAMA em São Paulo, que irá contribuir na articulação das ações do FAMA no âmbito estadual

Uma Assembleia Popular da Água convocada pelo Coletivo de Lula pela Água reuniu no último sábado (30/9), em São Paulo, representantes de diversos movimentos e entidades que lutam na defesa desse recurso natural como direito e não mercadoria.

Por meio de um mapeamento de conflitos, cerca de 60 pessoas presentes apontaram problemas que a população paulista enfrenta relacionados ao tema.

Situações diversas foram apresentadas, como a falta de água diária em Brasilândia (zona Norte de São Paulo). Noêmia Mendonça, moradora da região, disse que essa troca de experiência é importante. “Quero saber como está a questão em outros bairros e municípios para, juntos, fazermos o enfrentamento”.
 

Outros problemas foram levantados pelos participantes, entre eles destruição de nascentes, poluição, privatização da Sabesp, ameaças ao Aquífero Guarani, transposição, barragens, outorgas, riscos à saúde pública e questões específicas enfrentadas pelas mulheres, pelo movimento de moradia ou, ainda, pelos povos tradicionais de matriz africana.

Nesse sentido, Regina Nogueira falou sobre a relação desses povos com a água: "A água para nós não é só recurso ou direito. A água para nós é alimento. Ela nos alimenta e tem que ser alimentada".
 

Agora, todos esses apontamentos serão sistematizados e, em uma próxima reunião, já serão traçadas algumas ações práticas na busca da resolução desses conflitos.

Ao final da Assembleia, foi lançado o comitê estadual do FAMA em São Paulo, que irá contribuir na articulação das ações do Fórum Alternativo Mundial da Água no âmbito estadual.

s_o paulo 1 interna.jpg

s_o paulo 2 interna.jpg

São já dez os comitês locais do FAMA:

Brasília, Pará, Paraíba, Minas Gerais, Bahia, Sergipe, Piauí, Amapá, Baixada Fluminense e São Paulo

Próximos lançamentos de comitês locais do FAMA:
6/10 – Maringá (Paraná)
20/10 – Espírito Santo
27/10 – Rio de Janeiro
30/10 – Rio Grande do Sul

PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA 2018

O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Será um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O  FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.

. Leia o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos
. Participe com suas ideias para a construção do FAMA
. Acompanhe Agenda de eventos e atividades

.
Conheça aqui as entidades que integram a Coordenação Nacional do FAMA