FAMA 2018

Tese caracteriza produção discursiva do Conselho Mundial da Água

Tese caracteriza produção discursiva do Conselho Mundial da Água

A narrativa universal encontrada nos documentos do conselho expressam novas formas de colonialidade que hierarquizam sujeitos e concepções de mundo

A narrativa universal encontrada nos documentos do conselho expressam novas formas de colonialidade que hierarquizam sujeitos e concepções de mundo

Confira aqui a tese defendida pelo professor da Universidade Federal de São Carlos, Rodrigo de Freitas Espinoza, que aborda a construção discursiva do Conselho Mundial da Água, que atua integrado ao 'Fórum das Corporações", autodenominado Fórum Mundial da Água.

Espinoza apresentou sua tese durante reunião do Comitê Local do FAMA em Brasília, nesta terça-feira (26/9). Ele também participou do lançamento internacional do FAMA, em São Paulo (25/9), onde apontou, de forma resumida, as principais conclusões do seu trabalho. 

Assista aqui a apresentação realizada no Comitê de Brasília.

Resumo da tese:

O trabalho visa caracterizar a produção discursiva do Conselho Mundial da Água, entidade criada em 1996 com o objetivo de abrigar, de maneira ampla, o debate internacional sobre a água. Para tal tarefa, realizaremos, a partir do plano do discurso e do contexto sócio-histórico, uma análise das conferências sobre Meio Ambiente e sobre a água, bem como dos documentos e relatórios publicados pelo Conselho dedicados ao tema. Portanto, como procedimentos metodológicos foram adotados a pesquisa documental, revisão bibliográfica e realização de entrevistas semi-estruturadas. Em nível conceitual a pesquisa estará sustentada pelo referencial pós-colonial e decolonial. Sob esta perspectiva crítica proposta, o objetivo geral foi analisar os possíveis impactos da colonialidade na produção discursiva sobre a questão ambiental, em especial nas argumentações construídas pelo Conselho. A pesquisa é orientada pela seguinte hipótese: os contornos que caracterizam as fronteiras da questão ambiental estão orientados por uma lógica de colonialidade do ser, do saber e do poder, promovendo assim, um enclausuramento do tema em uma estrutura discriminatória e hierarquizada do mundo.

Leia aqui: Tese: Conselho Mundial da Água

PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA2108

O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Será um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O  FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.

. Leia o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos
Participe com suas ideias para a construção do FAMA e do seu temário
. Acompanhe 
Agenda de eventos e atividades
Conheça aqui as entidades que integram a Coordenação Nacional do FAMA