Militância reafirma compromisso com o FAMA no 8º Encontro Nacional do MAB
O Movimento dos Atingidos por Barragens integra a coordenação nacional do FAMA pela sua luta histórica contra a privatização da água e está comprometido com a construção do Fórum Alternativo
O Movimento dos Atingidos por Barragens integra a coordenação nacional do FAMA pela sua luta histórica contra a privatização da água e está comprometido com a construção do Fórum Alternativo
Com o tema “Água e energia com soberania, distribuição da riqueza e controle popular”, o 8º Encontro Nacional do MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens) reuniu quase 4 mil pessoas no Terreirão do Samba, no Rio de Janeiro, entre os dias 2 e 5 de outubro.
Compareceram ao encontro representantes de 19 estados brasileiros e 20 países.
Nos 26 anos de história, o MAB sempre realizou os encontros nacionais como espaços para debater a situação específica das populações atingidas, analisar a conjuntura política nacional e internacional, e deliberar os próximos passos do movimento.
Desde a última edição, ocorrida em setembro de 2013 com aproximadamente 3 mil atingidos no município de Cotia (SP), aconteceram mudanças políticas significativas no país e no cenário internacional.
De acordo com Luiz Dalla Costa, da coordenação nacional do movimento, esse foi um importante espaço para avaliar o último período histórico, mas, principalmente, para traçar os próximos passos de atuação do MAB.
“Sofremos um golpe de estado que retirou uma presidenta democraticamente eleita. As consequências já começaram a aparecer: perda de direitos, desemprego, criminalização da luta popular e crescimento do conservadorismo. Em relação às populações atingidas, desde o último encontro vivenciamos o crime de Mariana, o desmonte da legislação ambiental e a corrida dos capitalistas para se apropriarem dos nossos rios”, rememora Dalla Costa.
Atividades
Na segunda-feira (2/10), aconteceu a abertura oficial do Encontro, com a presença de aliados do campo popular e sindical. Mas, antes mesmo da abertura, houve o que os militantes chamaram de “escracho” em frente à sede da Vale.
Durante a abertura, Ivanei Dalla afirmou que é inadmissível que o Estado brasileiro não tenha, até hoje, uma política específica para os atingidos. “Os nossos direitos foram historicamente negados”.
Na terça-feira (3/10), o movimento participou do Dia Nacional de Luta pela Soberania, organizado juntamente com a Plataforma Operária e Camponesa da Energia e Frente Brasil Popular. Uma marcha com cerca de 15 mil trabalhadores tomou conta das ruas do Rio de Janeiro até a sede da Petrobras, onde houve uma manifestação.
Guilherme Estrella, ex-diretor da Petrobrás e um dos descobridores do Pré-Sal, participou do Encontro e falou sobre o que é soberania. “Soberania é o poder que uma nação tem de decidir sobre o seu próprio destino. E nação é o povo mais o território, o que inclui suas riquezas e recursos naturais”.
Já os dias 4 e 5 de outubro foram mais voltados à organização interna do movimento, com debates e palestras no Terreirão do Samba.
Lançamento do FAMA
No dia 5, houve o lançamento do FAMA durante 8º Encontro Nacional do MAB. Daniel Machado Gaio (Secretário Nacional de Meio Ambiente da CUT) e Edson Aparecido da Silva (Assessor da FNU), ambos integrantes da coordenação nacional do FAMA, falaram aos presentes no encontro sobre a importância da realização do Fórum Alternativo Mundial da Água.
O Movimento dos Atingidos por Barragens também integra a coordenação nacional pela sua luta histórica contra a privatização da água e os militantes do MAB reafirmaram a importância de um Fórum Alternativo e se comprometeram com a sua construção.
Logo após o lançamento, houve a leitura do documento final do Encontro e a mística de encerramento. (com informações do MST e MAB)
Leia o documento final com as ideias centrais do 8º Encontro Nacional do MAB.
PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA 2018
O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Será um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.
. Leia o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos
. Participe com suas ideias para a construção do FAMA
. Acompanhe Agenda de eventos e atividades
. Conheça aqui as entidades que integram a Coordenação Nacional do FAMA