PARANÁ: NO MUNICÍPIO DE MARINGÁ É INSTALADO COMITÊ LOCAL DO FAMA
“A água tem que ser distribuída a todos os povos sem discriminação.” Assim foi definido por Alexandre Schmerega Filho, presidente do Sindael, o foco dos debates no novo comitê paranaense
“A água tem que ser distribuída a todos os povos sem discriminação.” Assim foi definido por Alexandre Schmerega Filho, presidente do Sindael, o foco dos debates no novo comitê paranaense
No último dia 6 de outubro, foi instalado o comitê do FAMA no Paraná, na cidade de Maringá, simultaneamente à realização do seminário Universalização do Saneamento Básico com Qualidade e Controle Social - uma iniciativa da Federação Nacional dos Urbanitários e da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal.
Ao lado de trabalhadores da área de água e saneamento, técnicos e ativistas de diversas categorias profissionais e de movimentos sociais, diversas entidades participaram do evento, como a Universidade Estadual de Maringá, Companhia de Saneamento do Paraná, Aras Cáritas, Sindaen, CUT e FNU,
O presidente do Sindael, Alexandre Schmerega Filho, destacou que o debate sobre a questão da água é importante para alertar a população a respeito da forma como as grandes corporações estão se apoderando das companhias públicas de saneamento com o objetivo focado apenas em questões financeiras.
“Temos que tem em mente que água não é mercadoria, mas sim um recurso natural fundamental que precisa ser preservado e distribuído a todos os povos sem discriminação como forma de garantir sua subsistência e condições dignas de vida”, ressaltou Alexandre.
O membro da Coordenação Nacional do FAMA e assessor da FNU, Edson Aparecido da Silva, também prestigiou a instalação do novo Comitê, e explicou que o esforço de construção do FAMA 2018 é para se constituir em um espaço que reúna trabalhadores do campo e da cidade na perspectiva do debate da água como direito e não como mercadoria. Para ele, o ‘Fórum das Corporações’, auto denominado 8º Fórum Mundial da Água, não representa e não dá voz às comunidades, populações e movimentos que sofrem, não só problemas de abastecimento, mas com a exploração desenfreada da água.
Assista a transmissão:
https://www.facebook.com/sindaen.org.br/videos/1363844003742242/
Comitês do FAMA já instalados:
Brasília, Pará, Paraíba, Bahia, Sergipe, Piauí, Amapá, Baixada Fluminense, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná
Próximos lançamentos de comitês locais do FAMA:
20/10 – Espírito Santo
30/10 – Rio Grande do Sul
PARTICIPE DO FÓRUM ALTERNATIVO MUNDIAL DA ÁGUA – FAMA 2018
O FAMA 2018 – Fórum Alternativo Mundial da Água – será realizado em março do próximo ano, em Brasília. Será um grande encontro com o objetivo de unificar internacionalmente a luta contra a tentativa das grandes corporações de se apropriarem de reservas e fontes naturais de água e de outros serviços públicos. O FAMA se organiza em contraposição ao Fórum das Corporações – autodenominado 8º Fórum Mundial da Água.
. Leia o Manifesto do FAMA e o Chamamento aos Povos
. Participe com suas ideias para a construção do FAMA
. Acompanhe Agenda de eventos e atividades
. Conheça aqui as entidades que integram a Coordenação Nacional do FAMA